HOMENAGEADO DIA 24 DE MARÇO.
É CONSIDERADO SANTO PELO POVO E ESTÁ EM PROCESSO DE CANONIZAÇÃO PELA IGREJA.
Frei Wilson Zanatta OFM*
Dom Oscar Romero nasceu em El Salvador, País da América Central, em 15 de agosto de 1917. Aos 14 anos entrou para o seminário. Era segundo filho de oito irmãos.
Foi Ordenado Sacerdote em 04 de abril de 1942 e Sagrado Bispo em 1970. Em 1977 foi nomeado arcebispo em São Salvador, em meio um ambiente de injustiça e repressão. No mesmo ano perde um Padre, assassinado, que causou grande impacto na vida pessoal.
Abriu as portas das Igrejas para dar refúgio aos campesinos que fugiam da repressão. O povo o reconhecia como profeta e o chamava a “voz dos sem voz”.
Foi assassinado em 24 de março de 1980 na Capela do hospital Divina Providência em São Salvador. Foi assassinado enquanto estava rezando a missa de um ano de falecimento da Mãe.
A notícia de seu assassinato foi dada nos meios de comunicação pelo Pe. Ricardo Urieste, que disse: “O povo bom de El Salvador está de luto, assassinaram o Bispo Romero”.
Dom Oscar foi assassinado pelo exercito Salvadorenho por defender e caminhar junto com o povo mais pobre das favelas e dos camponeses.
Numa de suas reflexões assim falou: “Não nos cansemos de denunciar a idolatria da riqueza, que faz consentir a verdadeira grandeza do homem em TER e esquecer que a verdadeira grandeza é SER. Não vale o homem pelo que tem, e sim pelo que é” (04/11/1979).
Em outra reflexão, entre muitas, assim falou: “Quantos há que melhor seria se não falassem que são cristãos, porque não tem fé…! Tem mais fé no seu dinheiro e em suas coisas que no Deus que construiu as coisas e o dinheiro” (03/061979)
*Frei Wilson Zanatta é frade franciscano e autor de diversos livros entre os quais está o “Padroeiras e Padroeiros das Comunidades de Hulha Negra, Candiota e Aceguá”.