Revista de Rádio Nº560 - 09 de maio de 2024



Bloco 1:

Bloco 2:

INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO 

PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO

Produção e apresentação: Frei João Osmar

560º programa: 09 de maio de 2024:

1- Resenha: Hoje vamos continuar falando sobre a grande tragédia climática que se abateu sobre o RS na semana passada causando a morte de mais de 100 (cem) pessoas e o desaparecimento de aproximadamente 200 (duzentas pessoas) além do gigantesco prejuízo econômico, sócio-ambiental e emocional, bem como colocar cinco barragens em situação de emergência. Grande destaque para a monumental campanha de solidariedade em ação em nível estadual, nacional e internacional. Sigo aqui material publicado no site Sul 21, a quem nós agradecemos a parceria. A seguir o link com o material completo:

Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência – Sul 21

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, há risco de rompimento e são necessárias medidas para preservação de vidas. O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quarta-feira (8), que cinco barragens estão em situação de emergência por causa das enchentes que atingem o estado.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, há risco de rompimento e é preciso que sejam adotadas medidas para preservação de vidas. As barragens nessa situação são: Usina Hidrelétrica 14 de Julho, que fica em Cotiporã e Bento Gonçalves; Central Hidrelétrica Salto Forqueta, em São José do Herval e Putinga; São Miguel e do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves; e de Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra.

Já a Barragem Capané, em Cachoeira do Sul, está em nível de alerta, o que significa que os danos representam risco à segurança da barragem e exigem providências. Segundo o governo do estado, as ações de resposta a todos esses cenários já estão em andamento.

2- Testemunho/entrevista: Hoje vamos ouvir o testemunho de Maria Conceição Silva, de 59 anos, nascida no município de Careiro, perto da cidade de Manaus, capital do Amazonas. filha de família ribeirinha, sempre morou em Manaus e tem duas filhas. É professora aposentada da Rede Pública de Educação de Manaus, graduada em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia. Sua militância começou em sua adolescência em sua Comunidade Eclesial e continua até os dias atuais.

3- Música: Romaria com Elis Regina e Lamento de um Rio- Poema. E no final, Quanto mais Caminho…

4- Fotos: Da internet – Conceição Silva: