Revista de Rádio Nº 520 - 03 de agosto de 2023



Bloco 1:

Bloco 2:

INSTITUTO CULTURAL PADRE JOSIMO 

PROGRAMA REVISTA DE RÁDIO

Produção e apresentação: Frei João Osmar

520º programa: 03 de agosto de 2023 (com esta edição completamos 10 anos de Programa no ar):

1- Resenha: Hoje vamos tratar sobre o sobre a Jornada Mundial da Juventude JMJ Lisboa 2023. Seguimos aqui informações anteriores ao evento publicadas no site do Vaticano News. Confira a reportagem completa no link abaixo:                                                                                                                          JMJ 2023: mais de 300 mil inscritos a um mês da chegada do Papa – Vatican News

 No final do mês de junho a Fundação JMJ Lisboa 2023 fez um balanço do trabalho realizado até ao momento, através de um comunicado de imprensa. Informou que estão inscritos 313 mil peregrinos com processo de inscrição finalizado e que representam 151 países. Os países com mais peregrinos são a Espanha com 58 531, seguida da Itália com 53 803 e a França com 41 055. Só depois aparece Portugal com 32 771 peregrinos e os Estados Unidos da América em quinto lugar com 14 435.

De sublinhar que 70% dos peregrinos que finalizaram a sua inscrição requereram alojamento, totalizando mais de 200 mil inscrições para alojamento neste momento. “Através das Paróquias nas Dioceses de Acolhimento (Lisboa, Santarém e Setúbal) a JMJ Lisboa 2023 já identificou 7138 Famílias disponíveis para acolherem jovens peregrinos nas suas casas”, pode-se ler na nota da Fundação JMJ Lisboa 2023.

“A grande maioria dos peregrinos inscritos para a JMJ Lisboa 2023 (cerca de 90%) requereu o apoio de alimentação, totalizando neste momento 289 mil jovens. Está já contratualizado pela JMJ Lisboa 2023 o fornecimento de quase 3 milhões de refeições”, refere o comunicado.

De especial significado é o número dos voluntários que com o processo de inscrição concluído são ao momento 22 282 que vêm de 143 países. Um milhão, entre inscritos e não inscritos. Recordemos que no passado dia 6 de junho, durante a apresentação do programa da JMJ 2023, D. Américo Aguiar revelou que deverão estar em Lisboa “um milhão de participantes”.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 revelou que “segundo o histórico das jornadas, por cada um inscrito participam mais dois ou três”. “Quando nós trabalhamos em todos os cenários estamos sempre a trabalhar com o número de inscritos e com todos os outros”, acrescentou.

“Estou convencido de que estamos a falar de um conjunto de jovens inscritos e não inscritos à volta de um milhão de participantes”, declarou D. Américo Aguiar.

Na apresentação do programa da JMJ 2023 esteve presente também o cardeal-patriarca de Lisboa que assinalou ser esta uma “oportunidade única de acolhimento e de projeção no mundo”

“Lisboa vai ter agora e Portugal inteiro uma oportunidade única de acolhimento e de projeção no mundo”, disse D. Manuel Clemente. O Papa estará na JMJ de 2 a 6 de agosto. No dia 4 de agosto, o Papa começa por confessar alguns jovens, no Parque do Perdão, em Belém logo de manhã pelas 9h, seguindo-se um encontro com representantes de centros de assistência social e caritativa no Centro Paroquial de Serafina, em Lisboa. Nesse dia Francisco almoça com jovens, na Nunciatura Apostólica, e o programa do dia encerra-se com a grande celebração da Via-Sacra, pelas 18h, no Parque Eduardo VII, com reflexões escritas por jovens dos cinco continentes.

 2- Testemunho/entrevista: Hoje vamos ouvir o testemunho de Marta Gomes, a Martinha que nasceu em 1964 em Venâncio Aires, cresceu em Santa Cruz do Sul e já morou em Viamão, foi moradora de rua enquanto adolescente em Porto Alegre e atualmente mora em Alvorada na Grande Porto Alegre. Marta é mãe de 5 filhos, “4 de barriga e um de coração” e avó de 7 netas e um neto. Desde criança gostava de participar da comunidade na companhia de seu pai e ainda adolescente já participava de grupos de jovens, depois que os filhos cresceram, Marta pode dedicar mais tempo à vida comunitária em comunidades de periferia. Participa da Ampliada Estadual das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, da Coordenação Estadual do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI/RS e participou como delegada do RS no XV Intereclesial das CEBs em Rondonópolis, MT em julho deste ano. Trata-se de um testemunho emocionante e edificante de uma mulher negra, empobrecida, moradora da periferia da cidade e que não desistiu diante das dificuldades, mas, pelo contrário, sempre acreditou em si e na força do Deus de sua fé, Deus de Jesus de Nazaré!                                                                                                                                                                                  3- Música: Benditas Benzedeiras – Zé Vicente e depois do testemunho da Marte, Igreja, Povo a Caminho;  4- Fotos: Acervo pessoal da Martinha no XV Intereclesial de CEBs.