PGM #226: Entrevista com militantes que fizeram jejum contra a reforma da previdência no RS



Bloco 1:

Bloco 2:

Temas da Semana: Nesta semana o cenário político nacional foi muito agitado, especialmente por dois fatos: 1- o debate em torno da reforma da Previdência proposta pelo governo Temer, que vinha numa Cruzada Nacional de tentativa de convencer a população de que tal reforma era boa e de compra de votos no Parlamento para ter a certeza da vitória em plenário. O contraponto foi feito pelos Movimentos Sociais, liderados pela MPA, que promoveu uma Greve de Fome em Brasília contra tal reforma. Esta ganhou adesão em nível nacional e houve greves semelhantes em diversas Assembléias Legislativas e em centenas de Câmaras de Vereadores. Resultado: na quinta feira o Presidente da Câmara dos Deputados anunciou que a votação fica para fevereiro. Vitória do Povo! 2- A rapidez com que o TRF4 em Porto Alegre, que é a segunda instância da Justiça Federal, está empreendendo no processo de julgamento de Lula que foi condenado em primeira instância pelo Moro em Curitiba, tem gerado muito debate. Num tribunal onde muitos processos tramitam por meses e até por anos, para tentar condenar Lula e impedi-lo de concorrer às eleições de 2018, já tem data marcada: 24 de janeiro de 2018. Tais notícias tem gerado inúmeras manchetes a favor e contra o aceleramento do processo.

Aqui nos Pampas também se tem refletido sobre a conjuntura nacional, sendo que na quarta feira dez ativistas sociais iniciaram greve de fome na Assembléias Legislativa/RS em solidariedade aos companheiros/as em Brasília. É o que veremos na entrevista.

Entrevista de hoje: Na entrevista de hoje vamos conversar com Caio Alexandre Picarelli, que é natural de São Paulo, Cientista Social e membro da Direção Nacional do Levante Popular da Juventude e com José Orestes Lovato, que é natural de Paraíso do Sul, RS onde vive e trabalha como camponês e atualmente é Vereador pelo PT. Ele é membro do Movimento dos Pequenos Agricultores -MPA. Os dois estão em greve de fome com mais uma dezena de companheiros na Assembleia Legislativa/RS. Aqui eles nos falam do porquê da greve.

Músicas: Pelos Caminhos da América, canção religiosa popular que vem lá dos tempos da Ditadura Militar.