PGM #217: Entrevista com a Profª Tavama Nunes Santos



Bloco 1:

Bloco 2:

Temas da Semana:

Nesta semana recebemos mais uma triste notícia, desta vez da ação de “Busca e Apreensão” na casa de um dos filhos do Expresidente Lula em Paulínia, SP pela Polícia civil daquele Estado baseada em uma denúncia anônima, citando apena o endereço, sem mencionar o proprietário e morador do imóvel, típico das ações policiais do tempo da ditadura militar em passado recente de nosso país. A exemplo do que fizeram com o Reitor da UFSC na semana passada são ações que provam a existência de um “Estado de Exceção” em nosso Brasil. Lamentavelmente! Enquanto isto o STF, em um dia de triste lembrança se ajoelha diante do senador mineiro e volta atrás de suas próprias decisões, confirmando que o julgamento se dá de acordo com a pessoa julgada. É o fim do Estado Democrático de Direito!

Aqui no RS além da crise de governança, os temporais desta semana trouxeram grandes prejuízos à população, especialmente à mais pobre que tem suas moradias precárias e em locais perigosos. Por causa do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida a semana se tornou mais curta. Mesmo assim deu tempo para os fiéis que participavam da missa no Santuário Nacional em Aparecida, SP vaiarem os representantes do governo golpista de Temer quando foi lida a mensagem do Papa Francisco.

Entrevista de hoje:

Na entrevista de hoje vamos conversar com a Profª Tavama Nunes Santos que é natural de Porto Alegre – RS da região onde é hoje a Cidade Baixa, mas que mora há muitos anos no Bairro Lomba do Pinheiro. Ela é Mestre em História pela UFRGS, casada e mãe de duas filhas. Atualmente é Vice-diretora da Escola Municipal Guerreiro Lima, na Lomba do Pinheiro. Nesta primeira parte da entrevista ela nos fala de sua origem, família, estudos, militância estudantil e de sua opção profissional: ser Professora.

Músicas: Brasiliana, com Com Clary Costa, do CD Amiga.